25 Melhores Dicas de Como Economizar Gás de Cozinha

Photo of author

Escrito por André Lasnor

Categoria: Economizar

Algumas ações simples podem ajudar você a economizar gás de cozinha e fazer com que um bujão dure mais ou, então, que pague menos na conta caso utilize gás encanado.

A economia tende a ser mais significativa para famílias maiores ou estabelecimentos que trabalham com a venda de alimentos, como restaurantes e lanchonetes.

Porém os procedimentos que verá aqui poderão ser úteis para todos que desejam melhorar a economia doméstica e, juntamente com a adoção de outras práticas econômicas, auxiliarão a ter mais dinheiro para gastar com o que desejar ou investir.

A seguir poderá ver minha seleção com as 25 dicas mais efetivas para quem quer economizar gás de cozinha.

Como economizar gás de cozinha

Economizar Gás

Investigue e corrija possíveis vazamentos

A correção de vazamentos deve ser feita principalmente para evitar acidentes, mas esta ação também impedirá que o gás de cozinha seja desperdiçado.

Normalmente o problema ocorre no regulador e a simples troca resolverá rapidamente a situação.

Porém o vazamento pode ser no próprio fogão, no encanamento, na mangueira ou na junção da mangueira com o fogão, sendo necessária uma investigação mais profunda para uma boa avaliação.

Recomendo que a resolução do problema seja feita por uma pessoa que conheça as práticas necessárias e seguras ou que você busque a orientação de um profissional caso opte por fazê-lo por conta própria.

Faça a manutenção periódica

A manutenção periódica permitirá que todo o sistema possa funcionar de forma mais eficiente e, assim, ajudará a economizar gás de cozinha.

Além disso, isso também fará com que você e sua família fiquem mais seguros, pois permitirá identificar possíveis vazamentos rapidamente, resolvendo possíveis problemas, e substituir partes antigas que não funcionem adequadamente.

Posicione o fogão em um local adequado

O fogão deve estar em um local bem ventilado para que as chamas possam queimar de forma eficaz, mas não deve ser próximo a locais onde passem correntes de ar ou vente.

Isso porque o vento pode desviar o calor e causar seu desperdício, fazendo com que o alimento demore mais a cozinhar.

Também é importante que ele seja colocado afastado da geladeira, pois o ar gelado pode afetar negativamente a eficiência do fogão e, além disso, o calor pode fazer com que a geladeira gaste mais energia elétrica.

Mantenha as bocas e os queimadores limpos

A fuligem e a sujeira podem afetar negativamente a eficiência do fogão, por isso recomendo que mantenha as bocas sempre limpas.

A limpeza pode ser feita usando detergente ou sabão, água e uma esponja, sendo uma atividade que deve ser executada sempre após a utilização.

Caso seja necessário, poderá usar um alfinete ou agulha para desentupir os orifícios das queimadores para que o gás possa fluir de maneira adequada.

Utilize o fogão e a válvula de gás corretamente

O fogão e a válvula de gás possuem recomendações de uso fornecidas pelo fabricante e elas devem ser seguidas.

Isso ajudará a economizar gás e, também, a manter a segurança da família, sendo um conhecimento importante.

Caso não receba um manual de instruções junto com o equipamento, pesquise por dicas de uso do modelo adquirido na internet. Normalmente o próprio fabricante fornece estas informações no site oficial e você poderá usufruir delas no dia a dia.

Seque os utensílios antes de começar a cozinhar

Algumas pessoas possuem o hábito de secar panelas, frigideiras e outros utensílios utilizando o calor emitido pelo fogão antes de começar a preparar os alimentos.

Porém esta prática causa desperdício e não deve ser adotada em nenhum momento.

Em vez de utilizar as chamas para a secagem, dê preferência pela utilização de um escorredor ou, se não tiver muito tempo, use um pano de cozinha limpo.

Assim evitará desperdiçar gás e terá uma melhora significativa no intuito de fazer a economia desejada.

Não cozinhe demais os alimentos

Observe o ponto de cozimento ideal dos alimentos e não deixe que eles cozinhem demais, pois pode afetar negativamente a qualidade da refeição e, também, ajudar a gastar mais gás.

Você pode utilizar um timer, temporizador ou cronômetro no seu smartphone ou computador para não deixar o que estiver cozinhando passar do ponto.

Faça uso de uma panela de pressão

A panela de pressão permite que o tempo de cozimento seja muito menor e é uma grande aliada de quem deseja economizar gás de cozinha.

Feijão, carne e mandioca são alguns exemplos de alimentos para os quais o uso de uma panela de pressão pode auxiliar significativamente na economia durante o processo de cozimento.

O feijão, por exemplo, pode demorar quase 2 horas para cozinhar na panela comum e cerca de 40 minutos na panela de pressão, não é uma boa economia?

Separe todos os ingredientes antecipadamente

Um dos erros comuns das pessoas é começar a cozinhar sem ter separado os ingredientes antecipadamente e, durante o período de separação, deixam o fogo ligado.

Isso pode fazer com que você gaste mais gás que o normal e, também, com que a receita que está preparando não saia como o esperado.

Minha sugestão, então, é que tome nota de tudo que precisa e separe antecipadamente os ingredientes para que possa executar todos os procedimentos da melhor forma possível.

Cozinhe mais de um alimento de uma vez

Cozinhar mais de um alimento de uma vez é uma das formas mais eficientes de economizar gás de cozinha, pois permite que você aproveito o calor gerado com as chamas em mais de uma tarefa.

Um exemplo disso é fazer carne cozida com legumes, que fica uma delícia se feita corretamente e, de quebra, auxilia na economia.

Outra forma de fazê-lo é usar o vapor do cozimento de um alimento para cozinhar legumes, sendo uma forma saudável e eficiente de preparo.

Aqui cabe a você, então, utilizar sua criatividade para buscar formas de fazer isso de forma a obter uma boa economia ao mesmo tempo que consegue preparar uma refeição saborosa.

Descongele antes de cozinhar

Descongelar as carnes antes de cozinhar fará com que fiquem mais saborosas e auxiliará você a economizar gás.

A economia se dá, neste caso, porque o tempo de cozimento de um alimento que não foi descongelado corretamente será estendido, afinal os primeiros momentos serão utilizados para descongelá-lo e não para cozinhá-lo.

O mais recomendável é que o descongelamento seja feito retirando a carne do congelador e deixando-a dentro da geladeira para a manutenção do sabor, mas, caso seja urgente, poderá deixá-la à temperatura ambiente.

Utilize panelas que cubram o queimador

Colocar uma panela pequena em um queimador grande faz com que as chamas atinjam a lateral do recipiente e desperdice calor.

O recomendado é que, neste caso, você utilize uma panela que cubra totalmente o queimador para que as chamas atinjam de forma eficiente seu fundo.

Tampe a panela quando estiver cozinhando

Tampar a panela faz com que o calor não escape do seu interior e o alimento cozinhe mais rapidamente.

Porém é recomendado que não tampe totalmente a panela para evitar que a pressão cause incidentes, deixando uma pequena abertura por questão de segurança. Algumas tampas possuem um pequeno furo para o escape da pressão de fábrica, neste caso não é necessário deixar esta abertura.

Cozinhe em fogo baixo

Usar o fogo alto nem sempre fará com que o tempo de cozimento seja muito menor e, além disso, aumentará o consumo de gás.

O recomendado na maioria dos casos é que mantenha o fogo alto somente até o momento em que a água ferver e, posteriormente a isso, diminua-o, cozinhando em fogo baixo.

Desligue a chama um pouco antes

O calor residual do fogo continuará a cozinhar o alimento depois que a chama for desligada e isso permitirá que você desligue a chama um pouco antes dele estar no ponto ideal.

Esta ação economizará gás de cozinha e fará com que os alimentos sejam melhor aproveitados, porém é preciso praticar para entender como fazer isso de forma eficiente sem que perca o ponto desejado.

Recomendo fortemente que estude sobre as receitas antecipadamente para entender melhor como aplicar isso no que for fazer.

Cozinhe para várias refeições

Cozinhar várias refeições de uma vez e armazenar na geladeira ajudará a poupar gás e tempo, duas coisas que nos são valiosas.

Quando for se alimentar, então, basta aquecer os alimentos e comer, diminuindo muito o consumo de gás a longo prazo.

Claro que alguns alimentos podem perder um pouco do sabor e da suculência no processo, mas ainda vale a pena fazê-lo com o propósito de gastar menos.

Corte os alimentos em pedaços menores

Cortar os alimentos em pedaços menores facilita o cozimento e diminui o tempo de uso do gás, causando uma economia significativa a longo prazo.

Claro que vai depender muito do método de preparo utilizado e de outros fatores, mas fazer isso é eficiente e não causa nenhum prejuízo na qualidade das receitas na maioria das vezes.

Recomendo que use sua criatividade para aplicar esta técnica que pode ser aplicada no seu cotidiano.

Evite abrir o forno constantemente

Ao abrir o forno você contribui para que o calor escape e isso faz com que o tempo de cozimento seja maior, consumindo mais gás.

Recomendo que utilize a iluminação interna do forno para ver o estado do alimento com a finalidade de não deixar que o calor escape.

Além disso, use um cronômetro, temporizador ou alarme para lhe avisar sobre o tempo de preparo do prato para que fique com mais tranquilidade e evite abrir o forno desnecessariamente.

Tampe os recipientes ao usar o forno

Tampar os recipientes ao utilizar o forno fará com que o calor gerado seja melhor utilizado e diminuirá o tempo de cozimento.

Porém somente use tampas que possam ir ao forno.

Faça mais de uma receita de uma vez no forno

Utilizar o forno para fazer mais de uma receita ao mesmo tempo poderá economizar bastante gás, pois você estará gastando no mínimo metade do tempo que normalmente seria preciso para fazer os pratos.

Embora isso seja efetivo, é necessário observar se a temperatura de cozimento das duas receitas é compatível e dar atenção especial ao tempo de preparo necessário para cada uma delas.

Com isso em mente, poderá utilizar esta dica sem nenhum problema.

Cuidado com o preaquecimento do forno

A grande maioria das receitas pede que seja feito o preaquecimento do forno antes de colocar o prato para ser assado.

Porém muitas pessoas se esquecem e deixam o forno ligado sem colocar o prato por mais tempo que o necessário, causando desperdício.

Neste sentido, recomendo que cronometre o tempo necessário para o preaquecimento para que não se esqueça que precisa colocar o alimento para cozinhar.

Priorize alimentos que cozinhem mais rápido

Esta é uma das melhores formas de gastar menos gás de cozinha.

Alimentos que cozinham mais rápido precisarão de menos tempo com a chama ligada e, consequentemente, consumirão menos para serem preparados.

Isso não é fácil de ser feito, pois muitas coisas não permitem substituições fáceis ou não nos agradam o paladar, entretanto esta ação pode causar uma boa economia se conseguir se adequar.

Use métodos para acelerar o cozimento

Existem métodos que ajudam os alimentos a cozinharem mais rapidamente e eles podem auxiliar você na economia que deseja fazer.

Deixar os grãos de molho em água antes do cozimento e usar limão nas receitas são dois exemplos de métodos que podem ajudar neste sentido.

Se atente à quantidade

A quantidade dos ingredientes deve ser sempre observada com atenção, pois pode impactar bastante no tempo de preparo de um prato.

A água, por exemplo, é um dos ingredientes que tende a causar muitos problemas neste sentido, pois muitas receitas precisam da consistência ideal para serem apreciadas, então, ao colocar mais água do que o necessário, terá de gastar mais tempo de fogo para chegar no ponto ideal.

Recomendo que utilize somente a quantidade necessária para obter um melhor resultado e, também, economizar gás durante o processo de preparo.

Compre gás em uma distribuidora confiável

A maioria das distribuidoras oferecem bons serviços e são confiáveis, mas você precisa ter atenção para não comprar com aquelas que não são boas para com os clientes.

Além disso, sempre mensure o tempo que dura seu gás e observe se o lacre do bujão está intacto para fazer uma avaliação própria sobre a empresa que está usando.

Se você usa gás encanado esta dica não se aplica, pois o produto está sempre disponível, a não ser que ocorra algum problema na rede, porém, neste caso, não será contabilizado consumo na conta durante este período.

Curiosidades

Algumas curiosidades relacionadas ao consumo de gás são bem interessantes e, após as dicas para economizar gás descritas anteriormente, talvez você possa gostar de saber as informações que podem ser vistas a seguir.

Abrir a válvula do gás pela metade economiza gás?

Não, isso é um mito.

Além disso, abrir a válvula do gás pela metade pode representar um aumento no tempo de cozimento e aumentar as chances de ocorrerem acidentes.

Por isso, recomendo sempre usar a válvula de acordo com as recomendações do fabricante.

Fogão velho gasta mais gás?

Sim, pois é um equipamento que, como todos os outros, vai perdendo eficiência ao longo da sua vida útil.

Porém é possível diminuir o impacto do tempo de uso com manutenções e limpezas regulares.

Em última instância, a troca de fogão pode ser recomendável pela própria segurança, além de ajudar a economizar, sendo necessário fazer uma avaliação periódica em cada caso.

Quanto custa 1 hora de gás de cozinha?

Isso depende de dois fatores, sendo eles: preço do gás e vazão. Por isso somente conseguiremos fazer uma estimativa deste preço e os dados podem ser vistos na tabela a seguir:

Tempo de usoValor gasto
15 minutosR$ 0,25
30 minutosR$ 0,50
1 horaR$ 1,00
2 horasR$ 2,00
3 horasR$ 3,00
4 horasR$ 4,00

Esses valores foram obtidos levando em consideração o preço do gás convencional de R$ 100,00 a R$ 110,00 e apenas uma chama acessa(não sendo o forno, pois este gasta mais). Mas isso pode ser um pouco diferente de acordo com o preço pago por você no gás e em relação a vazão do queimador do seu fogão.

O que gasta mais gás a boca ou o forno?

O forno gasta de duas a três vezes mais que a boca superior do fogão.

Por isso não é recomendável que você utilize o forno com muita frequência, dando preferência pela preparação dos alimentos nos queimadores quando possível.

Qual é o melhor jeito de cozinhar feijão economizando gás?

Deixar o feijão de molho em água com limão por 12 horas pode ajudar no tempo de preparo e fazer com que o alimento seja digerido mais eficientemente, sendo recomendado por alguns profissionais a troca de água uma vez neste período. Após as 12 horas de molho, basta retirar a água, lavar os grãos e botá-los para cozinhar.

Utilizar a panela de pressão é outra ação que fará com que o tempo de cozimento tenha uma redução drástica, gastando um pouco menos da metade do tempo que levaria para cozinhar em uma panela convencional.

Conclusão

Economizar gás de cozinha pode ajudar quem deseja juntar dinheiro e as dicas descritas neste artigo são efetivas para auxiliar neste processo.

Quem possui gás encanado e paga uma conta todo mês poderá ver o valor do boleto diminuir significativamente e aqueles que compram bujão de gás verão que este demorará mais para acabar.

Embora acarrete em alguma economia, somente isso não será muito impactante na economia familiar, pois representa apenas uma parte pequena das despesas de uma casa.

Por isso recomendo que você também adote práticas para economizar em outras áreas, como nas compras do supermercado e na conta de energia elétrica, para que possa sobrar ainda mais dinheiro no final do mês.

Deixe um comentário